Curso de Animação e Rig

Aprenda a animar como um profissional

Produzir animação de qualidade pode parecer bastante desafiador. É muito difícil encontrar cursos profissionalizantes e a grande maioria demanda muito tempo e investimento. Foi pensando nisso que desenvolvemos um curso rápido, simples e objetivo, sem enrolações, para que você consiga rapidamente começar a animar. Esse é o mesmo material que usamos para ensinar os animadores do Combo Estúdio.

Você vai descobrir que animar com qualidade é muito mais fácil do que imagina.

+60 aulas de alta qualidade

Conteúdo detalhado que pode ser acessado de qualquer dispositivo a qualquer hora.

+11,5 horas de conteúdo

Tudo que você precisa saber para rigar e animar, de maneira prática e sem enrolação.

Arquivos de animação

Conteúdo detalhado que pode ser acessado de qualquer dispositivo a qualquer hora.

Esse curso é pra mim?

Esse curso vai do básico ao avançado e, apesar de ajudar, você não precisa ser um grande desenhista para animar.

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Qual o conteúdo do curso?

A grade curricular consiste de 62 aulas, que devem ser assistidas e praticadas quantas vezes você achar necessário.

01. Ferramentas de desenho

As principais ferramentas de desenho do Toon Boom explicadas, exemplificadas e aplicadas de maneira objetiva na criação de rig e animação.

02. Fundamentos de rigging

Ensinaremos sobre a Node Library, e nos aprofundaremos e aprenderemos um pouco mais sobre a Node View, parte crucial para o domínio do Toon Boom.

03. Propriedades de Node Drawing

Node Drawing e aprender um pouco mais sobre suas propriedades; sobretudo o eixo z, que dita a profundidade e a ordem na qual os objetos se sobrepõem na tela.

04. Criar peças e hierarquia de rig

Para importar e separar as articulações das peças, precisaremos criar um rig básico; aprenderemos a planejar as articulações do personagem, para então vetorizá-lo.

Com os Pivots definidos e os membros vetorizados, aprenderemos o conceito de hierarquia; como unir partes que geralmente mexemos juntas e hierarquizá-las para a peça mandar na correspondente.

05. Deform

A ferramenta Deformation (ou Deform), que serve para modelar livremente as peças e o corpo do personagem de acordo com a situação desejada; ao utilizarmos o Deform, as peças ficam fluidas e os movimentos naturais.

06. Planejamento de rigging

Você aprenderá a planejar o melhor jeito de separar suas peças, para desse jeito fazer seus rigs de forma independente.

07. Criar paleta de cor

Aqui, criaremos toda a paleta do personagem, selecionando-as uma a uma e separando-as até completar toda a paleta.

08. Criar todos os membros de um rig

Aprenderemos a criar a estrutura de rigging para um personagem; isso será feito pela Node View, imitando uma espinha dorsal que servirá, literalmente, como uma estrutura inicial para auxílio no processo do rigging.

Além disso criaremos todos os membros para o rig do personagem, como braços, troncos, pernas, rabo, cabeça; e aprenderemos as técnicas para otimizar esse processo, aplicando espelhamento de membros.

09. Criar banco de olhos e bocas

Criaremos o banco de olhos do personagem; faremos desenhos de olhos intermediários, isto é, que estão no processo de fechar (ou abrir).

Faremos também o banco de bocas do personagem; primeiro criando os esboços, para depois redesenhar as bocas por cima. Utilizaremos as técnicas do rig de boca de novo, ajustando-as para cada situação de fala.

10. Ferramentas de animação

As principais ferramentas de animação do Toon Boom explicadas, exemplificadas e aplicadas de maneira objetiva na hora de animar.

11. Acelerações e desacelerações

Aprenderemos sobre os conceitos de aceleração e desaceleração; quais são as melhores formas de passar essa impressão gradual de aumento ou diminuição de velocidade do objeto da forma mais natural possível.

12. Animar rig com follow

Aprenderemos a aplicar os conceitos de acelerações e desaceleração, unindo-os ao rigging do personagem. Além disso, introduziremos o Follow, conceito indispensável para uma animação mais natural.

13. Virada de cabeça de personagens

Ensinaremos a animar uma virada de cabeça de personagem, aplicando quebra de frames, e deixando o movimento mais natural possível.

14. Pulo de personagens

Aplicaremos o conceito das poses chaves (key drawings) para animar um pulo de personagem; em seguida ensinaremos a intervalação das poses, aplicaremos os princípios de acelerações e desacelerações, e por fim refinaremos a animação deixando o movimento natural.

15. Caminhada de personagens

Aplicaremos todos os conceitos que aprendemos para criar um ciclo de caminha de personagem, uma das técnicas mais desafiadoras para os animadores.

16. Planejamento de acting

Planejaremos todo acting de personagem; os esboços de reações e movimentos de acordo com sua fala em background.

17. Poses e animações de acting

Transformaremos os esboços do planejamento do acting em desenhos reais; faremos as poses e faremos poses intermediárias que complementam as poses chaves. Aplicaremos acelerações, desacelerações e follows.

18. Lip sync

Faremos o lip sync do personagem; colocar (a partir do banco de dados) as bocas correspondentes às letras e sílabas ditas no áudio, fazendo-o, literalmente, falar as palavras.

19. Exportação

Aprenderemos a exportar seu trabalho; para onde exportá-lo, seu formato, como renomeá-lo, como adicionar fundo, como exportar em vídeo e sequência de imagens.

E o que mais?

Atualizações

Constantes atualizações no curso, com novo conteúdo, arquivos para download e exercícios. Você vai continuar aprendendo e praticando por muito tempo!

suporte

Nossa equipe vai tirar dúvidas e se assegurar de que você tenha todo o suporte necessário na sua aprendizagem.

Onde e quando quiser

O curso é vitalício e pode ser acessado a qualquer momento, seja em um computador, notebook, tablet ou até mesmo smartphone.

Garantia de qualidade

Se por algum motivo você não ficar satisfeito com o nosso curso, pode solicitar seu dinheiro de volta em até 30 dias.

FAQ

Os instrutores

Os melhores profissionais. O curso conta com a produção, execução e ensinamentos dos fundadores do Combo Estúdio, responsáveis pela direção de séries originais da Netflix e Cartoon Network.

Fernando Mendonça

@fernandomendub

Co-criador e diretor da Any Malu, a primeira youtuber 100% animada que estreia em breve uma série original no Cartoon Network de toda a América Latina. Também é co-criador e diretor das Super Drags, primeira animação original Netflix no Brasil.

Vitor Campos

@vitin.campos

Diretor do canal o Surreal Mundo de Any Malu no Youtube. Vitor também foi o diretor de animação das Super Drags na Netflix, além de ter dirigido inúmeros projetos de animação no estúdio.

Software

Esse curso tem foco na animação 2D em Toon Boom, feito especialmente para quem quer aprender a animar com agilidade e muita qualidade. Com as técnicas e exercícios ensinados nas aulas, você será capaz de produzir sozinho animações com qualidade de séries de TV internacionais, dependendo exclusivamente da sua dedicação.

Quanto?

R$ 264,99 por R$ 185,49

30% de desconto por tempo limitado.parcele em até 6x de R$ 30,92 sem juros

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6x de R$ 30,92 (ou R$185,49)